Thursday, April 27, 2006

A Bola e o Bolo do 25 de Abril!!!

Pois é, por aqui também se comemorou a revolução dos cravos, mas em vez de cravos tivémos bola de carnes feita pela Emília e bolo de mel feito pela Maria João. Mas a ementa não se ficou por aí - sopinha de abóbora, grão e massa, arroz doce e uma salada de frutas maravilhosa.
Para quem não sabe, o chouriço em timor-Leste é doce. É diferente mas bastante agradável. É claro que não se compara aos chouriços portugueses.


Pinturas do meu dia a dia

Esta é a baía que eu faço de manhã de bicicleta. Vou até à ponta onde está o Cristo Rei e tem uma praia óptima para tomar banho. Mas está sempre deserta e por isso nem sempre posso aproveitar a banhoca.
A ilha de Ataúro fica mesmo em frente a Dili, mais ou menos a uma distância de 30 km. Geralmente envolta em nevoeiro, decidiu neste dia vislumbrar o magnífico pôr-do-sol.Vamos este fim-de-semana visitá-la.

Wednesday, April 19, 2006

O fim de semana de Páscoa

No sábado e no Domingo passámos o dia na praia de metinaro.

Esta foi outra praia que é óptima para fazer snorkeling. No início são só pedras, mas a 10 metros da costa começa o coral- tem peixinhos muito bonitos!!!



No regresso a Dili, mais uma vez almoçámos à beira da estrada por 60 cêntimos, peixinho grelhado extremamente picante com arroz cozido em água de coco. Mais uma vez, o pôr-do-sol nesta ilha é magnífico - na praia de metinaro no Domingo de Páscoa.Também queriam passar o dia de Páscoa assim não é?

Tuesday, April 18, 2006

Viagem até Batugade

A lagoa de Maubara (penso eu!!!) - ainda estivémos a ver se tinha corcordilos. Não gostava de sair de Timor sem ver corcodilos - ainda por cima são dos grandes, são oceânicos...lol


A praia onde tomámos a primeira banhoca


As crianças ficaram fascinadas pela câmara digital do Augusto.

Um almoço bem Timorense por 50 centavos, nuns restaurantes à beira da estrada.

As cores de Timor são fenomenais...

Viagem a Aileu

Aileu é uma vila a 2 horas de Dili, no interior de Timor. Tem de se subir para as montanhas para chegar a esta vila. O caminho é demorado e complicado por causa dos carros que vêm em sentido contrário, dos precipícios, das estradas em péssimo estado, das derrocadas, ....


Em Aileu, a tomar um cafezinho num restaurante local, acompanhado por uns bolinhos caseiros de Sagu que segundo a Nádia e a Virgínia sabiam a ranço.

Neste mercado à beira da estrada, comprei 16 hortaliças por 1 dólar - agora tenho em casa hortaliças e hortaliças e não sei o que fazer com elas...alguém pode dar-me algumas ideias?

No caminho de regresso a Dili

O pôr-do-sol nesta terra é realmente magnífico...

Os nossos recantos


O quarto do Paulo


O meu quarto

Wednesday, April 12, 2006

Lar doce lar...

Algumas fotos do Bairro Novo da Cooperação Portuguesa:

O alpendre em frente da nossa casa, com as suas luzes de néon que
em vez de afugentar os moquitos são uma fonte de criação.

A entrada da nossa casa vista a partir do jardim.

Vista da casa número 3 e número 4.

A entrada da nossa casa. É a casa número 2 do bairro.


Vista do jardim a partir da porta de casa. Existem 5 casas iguais à nossa no bairro.

A nossa cozinha e a porta das traseiras.


A Nádia nos seus aposentos - espaçosos e seguros...Os meus são muito parecidos mas as fotografias ficaram desfocadas e por isso não as coloco no blog.


A fauna misteriosa que se desenvolve na parede do meu quarto.

Tuesday, April 11, 2006

Toké



Este lagarto é muito comum nesta ilha. Não faço ideia se faz mal, mas é muito bonito. Dizem que se ele canta mais de 8 vezes traz felicidade. Na ilha de Jaco, eu acordei com um toké que cantou 10 vezes.

Tentativa de ida a Dare!!!

O Pedro de Coimbra, a Nádia e o Augusto no palácio do governador.



A caminhada intrerrompida pela chuva!


O momento crítico em que o carro deu o berro!!!

Praia de Liquiçá

Eis um vestígio de civilização no meio da praia. Um caixote do lixo tipo português. É muito importante não deixar lixo na praia...
O Paulo aproveitou para jogar à bola com um miúdo local. Ao fim de uns minutos apareceram imensas crianças na brincadeira umas com as outras, um pouco tímidas mas destemidas.




Esta é a praia de Liquiçá onde tomámos uma banhoca no sábado passado, dia 8 de Abril. A praia é muito bonita, o contraste de cores é fantástico: o azul do mar, o negro da areia, o verde da vegetação...

O mercado de Komoro













Este é o mercado que descrevi no primeiro mail. Mas nestas fotografias eu mostro a beleza do mercado, porque na realidade ela existe. O cheiro não o posso transmitir, mas acreditem que é marcante.